Por Val
Barreto.
O
“Movimento Salve o IPAM” teve início
em agosto, 2019 por Val Barreto e uma comissão de servidores, visando buscar
melhorias para a assistência médica do IPAM
SAÚDE, que apresenta algumas irregularidades na prestação de serviços, como
atrasos de pagamento a rede credenciada, improbidade administrativa e possível
má gestão dos recursos.
Após
uma publicação de uma denúncia no site Rondônia ao VIVO, de que o IPAM SAÚDE,
fecharia as portas, em poucos dias, devido a falta de pagamento (Para ler –
CLIQUE AQUI), a profª Val
Barreto procurou a imprensa para denunciar a precarização do IPAM SAÚDE, que
apresentava dificuldades para prestar os serviços com qualidade, devido a um
déficit no fundo de assistência médica, dívida deixada por comissionados, a necessidade de reforma na lei, com
extrema urgência e para amenizar as negativas de atendimento da rede
credenciada, quando o servidor buscava os serviços, e o atendimento era negado.
A ESTRADA ATÉ
AQUI - Conheça um pouco da trajetória do movimento:
Prof° Val Barreto fala sobre IPAM em audiência
pública (29/08/2019)
Profª Val
Barreto em entrevista ao SIC TV:
Profª Val
Barreto & Cleverson Pedraza em entrevista ao Plantão de Polícia:
Profª Val
Barreto em entrevista ao Direto da Redação com Carlos Caldeira (17/01/2020):
Após
as denúncias de que havia constantes atrasos de pagamentos a rede credenciada,
suspensão no atendimento, déficit no fundo da assistência médica, uso irregular
de pessoas que não são do quadro efetivo, dificuldades financeiras para manter
a receita, e outras denúncias, os servidores municipais, se reuniram em uma
manifestação em frente à Sede do IPAM para protestar pela manutenção do convênio:
Servidora
da SEMAD desabafa durante o movimento:
Carlos Caldeira: “O que dizem os servidores”:
Durante
a Manifestação “Salve o IPAM”, foi
montada uma comissão de servidores para representar os demais usuários da
assistência médica. Quem são eles?
PARTICIPANTES
DIRETOS DO MOVIMENTO “SALVE O IPAM”:
Nº
|
NOME
|
REPRESENTAÇÃO
|
Observação
|
1
|
GABRIELE COUTINHO.
|
SEMED.
|
Idealizadora
Abaixo/Assinado
|
2
|
VALDINEIA BARRETO
COELHO.
|
SEMED.
|
|
3
|
SERLI DA SILVA
MARIANO.
|
SEMED.
|
Escola Solar da paz
|
4
|
VINICIUS V. RADUAN
MIGUEL.
|
Consultoria
jurídica.
|
Advogado/Ação.
|
5
|
SILVIO NEY LEAL
SANTOS.
|
Conselheiro
IPAM.
|
-----
|
6
|
EDINEY FERREIRA DA
SILVA.
|
Conselheira
IPAM.
|
-----
|
7
|
CLEUSA FERREIRA
MENDES.
|
Conselheira
IPAM.
|
Conselheira/Inativos.
|
8
|
ELLIS
REGINA BATISTA LEAL.
|
PRES.
SINDEPROF.
|
-----
|
9
|
ORIOSVALDO BEZERRA
DE SALES TABA.
|
IPAM/SINDEPROF.
|
-----
|
10
|
NEILTON DO VALE
VIDAL.
|
SINTERO.
|
-----
|
11
|
DOMINGOS IZEL P.
DO ESPIRITO SANTO.
|
SINTERO.
|
-----
|
11
|
LODEILSON
FERNANDES DA SILVA.
|
SINTERO.
|
Fernando do SINTERO.
|
12
|
RAIMUNDO NOTATO.
|
FENACOM
|
Raimundinho da CUT.
|
13
|
JOELSON CHAVES.
|
SINPROF.
|
Presidente SINPROF
|
14
|
IRENE.
|
SEMED.
|
Comissão.
|
15
|
FRANCISCA.
|
SEMED.
|
Comissão.
|
16
|
MIRIAM.
|
SEMED.
|
Comissão.
|
17
|
ANA KARINE.
|
SEMUSA.
|
Comissão.
|
18
|
JOSIMAR.
|
SEMUSB.
|
Comissão.
|
19
|
LENE.
|
SEMUSA.
|
Comissão.
|
20
|
CLÁUDIO.
|
SEMUSA.
|
Comissão.
|
21
|
LUIZA.
|
SEMASF
|
Comissão.
|
22
|
ANDRÉ.
|
SEMA.
|
Comissão.
|
23
|
CLEVERSON.
|
SEMED.
|
Comissão.
|
24
|
LUÍZ.
|
SEMASF.
|
Comissão.
|
25
|
CHARLES.
|
SINDERON.
|
Comissão.
|
26
|
GILBERTO.
|
SINDERON.
|
Comissão.
|
27
|
SANDRA GUERREIRO
PANTOJA.
|
SINDEPROF.
|
Conselho Fiscal.
|
|
|
|
|
MEMBROS DA AÇÃO COLETIVA PROL IPAM (CONTRIBUINTES COM
ADVOGADO).
Nome
do servidor
|
|
1
|
VALDINEIA BARRETO COELHO.
|
2
|
SERLI DA SILVA MARIANO.
|
3
|
FRANCISCA AILANA DE CARVALHO SALES.
|
4
|
SANDRA PRADO DA SILVA.
|
5
|
ROSA RIBEIRO DE BRITO DA SILVA.
|
6
|
RAIMUNDA IRENE ALVES SERRA.
|
7
|
TEREZINHA DE LARA.
|
8
|
IRISNETE DE MELO ALBUQUERQUE.
|
9
|
SILVIA NADEJA FARIAS BRASIL.
|
10
|
IZAILDA SALAZAR FERREIRA.
|
11
|
AURISANGELA S. B NARCISO.
|
12
|
MARIA APARECIDA BORGES.
|
13
|
SILVANEIDE MARIA S LOBO.
|
14
|
AURICELIA DA SILVA COUTO.
|
15
|
ROSANA DE OLIVEIRA BEZERRA
|
16
|
ELIZETE
GOMES S. SILVA.
|
17
|
MARIA ESTELLA DE JESUS.
|
18
|
SIMONE DE OLIVEIRA MATNI.
|
19
|
LÍDIA SILVA MENDONÇA.
|
20
|
KELMA THYZAH VIEIRA SANTOS.
|
21
|
ZENEIDE BRASIL DA SILVA.
|
22
|
ADRIANA MARTINS COSTA.
|
23
|
JAKELINE
CHAGAS FRANÇA.
|
24
|
ADRIANA CRISTINA DE MEDEIROS.
|
25
|
ANTONIO ANDRÉ MARCOLINO.
|
26
|
VILMA GOMES SILVA RAMOS.
|
27
|
RAIMUNDA PIRES TAVARES.
|
28
|
RAIMUNDA MONTEIRO EVANGELISTA.
|
29
|
ANYSMEIRE SILVA SANTOS.
|
30
|
MARCILENE SILVA PAES.
|
31
|
FRANCISCO MARTINS BRAGA.
|
32
|
ADRIANE BERNARDI DE LIMA.
|
33
|
CARLA
PAIVA COSTA DA SILVA.
|
34
|
QUELE
DA SILVA PACHECO.
|
35
|
ANA
CRISTINA DE OLIVEIRA SECUNDO.
|
36
|
SONIA
MARIA LIMA DE MATOS.
|
37
|
ELIANE SILVA DAS CHAGAS.
|
38
|
ELIZABET NASCIMENTO MOTA.
|
39
|
RAQUEL
ROSA DA SILVA.
|
40
|
MÔNICA CELI PENA DE MIRANDA.
|
41
|
ROSIMEIRE COSTA VIEIRA VENTURA.
|
42
|
MARIA LÚCIA BRITO CARVALHO.
|
43
|
DANIELA
DIAS MOREIRA.
|
44
|
MARILUCIA REGINA DE AZEVEDO MARTINS.
|
45
|
BARBARA
ELEM SANTOS ORTIZ.
|
46
|
SANDRA HELENE LEMOS SANTOS.
|
47
|
ROBERLIA COENTRO GUSMÃO.
|
48
|
CLEIDIMARA
ALVES.
|
49
|
LEILA
MARIA OLIVEIRA PINHEIRO TAVARES.
|
50
|
ROSAINA
ARAÚJO PACHECO.
|
51
|
LEIDE
DAIANE ALEIXO LIMA.
|
52
|
DANIELA
PEREIRA DA HORA.
|
53
|
LUCI TERESA RODRIGUES BORGES.
|
54
|
ROSA
MARIA SALES DE LIMA.
|
55
|
RHENATA
KAROLINA B. LOPES.
|
56
|
MÁRCIA
NASCIMENTO.
|
57
|
ROSÂNGELA
NASCIMENTO DA SILVA
|
58
|
EDINEIA
FERREIRA DIAS DA SILVA.
|
59
|
SALETE
FOGAÇA.
|
60
|
AIRTON SANTOS CAMPOS.
|
61
|
RAIMUNDO RAMOS DA SILVA
|
62
|
KELMA
SOARES DA SILVA.
|
63
|
MARILENE
QUARESMA DOS SANTOS.
|
64
|
NEIDE
ALEXANDRE.
|
65
|
MARCILENE
PAES.
|
66
|
CLEVERSON
PEDRAZA.
|
67
|
JEAN DA SILVA DOURADO.
|
68
|
DEBORA DIAS RODRIGUES.
|
69
|
RAIMUNDA
ALESSANDRA PINTO DA COSTA
|
70
|
ALEXSANDRA
AZEVEDO DE LIMA MOLITOR
|
REUNIÕES DA COMISSÃO APÓS MANIFESTAÇÃO:
IPAM APRESENTA
ATUÁRIO EM REUNIÃO NA CÂMARA:
Vários
servidores municipais da Prefeitura Municipal de Porto Velho, de diversas
secretarias, se reuniram na Câmara Municipal de Porto Velho, no dia 21 de
janeiro, 2020, para confirmar algumas informações que já haviam sendo
levantadas pela Profª Val Barreto, há alguns meses e que foram confirmadas
oficialmente, durante esta reunião e apresentação do atuário, além de outros
esclarecimentos importantes.
A
reunião contou com a presença do Presidente do Instituto de Previdência e
Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM: Ivan Furtado, com
a presença da comissão prol IPAM e representantes sindicais.
Raimundo da CUT questiona falta de repasse do
executivo em 2009 e do legislativo em 2010:
Dívida dos comissionados ao IPAM SAÚDE:
Profª Val Barreto e a Comissão prol IPAM (21/01/2020):
Miriam e Val Barreto.
Profª Val Barreto e servidores participantes.
Raimundo e Francisca, membros da comissão.
Abaixo, seguem as cópias da suspensão da contribuição da prefeitura por 6 meses e da Câmara por 7 meses, demonstrando ainda, que os valores, deveriam ter sido repostos ao fundo da assistência médica:
NO QUE DEU AS REUNIÕES E O MOVIMENTO?
O
presidente do IPAM, Ivan Furtado não negou os atrasos de pagamento a rede
credenciada, bem como pontuou as dificuldades financeiras entre a receita
arrecadada e os custos, além de expor muitas outras situações que tem
prejudicado o fundo de assistência médica. Ivan afirmou ainda que algumas
clínicas ainda estão atendendo, dentre outras situações, mas garantiu que o
Instituto, embora esteja vivenciando uma crise financeira, NÃO IRÁ FECHAR.
Dentre
as propostas apresentadas pela comissão, sindicatos e servidores presentes foi
firmado o compromisso em adotar algumas iniciativas, sendo algumas delas,
elencadas abaixo:
1
– Cobrança judicial das dívidas deixadas pelos comissionados que usaram a
assistência médica e saíram, deixando a conta para os estatuários;
2
– Redução de despesas – Ficou acordado que serão feitas avaliações de despesas
que podem ser cortadas ou diminuídas para melhorar a receita;
3
– Identificar as causas das recusas/suspensão do atendimento – Verificar se é
recusa do médico, por falta de pagamento, atraso ou outro motivo. Caso
necessário, solicitar descredenciamento;
4
– Listagem/Relação de médicos/entidades descredenciados ou que NÃO irão atender
devido a falta de pagamento, ou seja, o presidente se comprometeu a listar, a
rede credenciada que realmente está atendendo;
5
– Adoção pela prefeitura de despesas/contratos, pagos pela assistência médica,
que podem ser custeados pela prefeitura, visando economia de recursos e melhoria
da receita do fundo da assistência médica;
6
– Contribuição paritária dos servidores e da Prefeitura. Ainda não foi definida
uma porcentagem, mas a proposta será apresentada em breve;
7
– Concurso público – O presidente informou que será lançado certame de concurso
público para o IPAM;
8
– Redução de cargos comissionados, contratos e despesas que podem gerar
economia;
9
– Verificar a possibilidade de obtenção de crédito para pagar os serviços suspensos
por falta de pagamento e manter o atendimento de toda a rede credenciada em
dias;
10
– Retirada dos PD’s da assistência médica. – Ou seja, os indivíduos em regime
de Prazo Determinado, não devem usar a assistência médica e sim servidores estatuários;
11
– Não-assistência aos dependentes do pensionista - Aqueles dependentes de
servidores que após falecimento do servidor, continua utilizando a assistência
médica, e após casar-se novamente, inclui o novo companheiro (a) na assistência
médica sem ser de fato servidor público. Pensionista que são dependentes de
servidores que já faleceram devem ser retirados, visto que não são servidores;
12
– Não-assistência aos que possuem cargos eletivos – Apenas estatutários devem
utilizar a assistência médica do IPAM. Um exemplo de cargo eletivo que utiliza
o IPAM são os conselheiros tutelares;
13
– Atualização da rede credenciada (quem atende ou não atende) para evitar
constrangimento;
14
– Não assinatura (por parte dos servidores) de guias de internação nos
hospitais em branco, permitindo mais controle dos gastos;
15
– Mais comunicação e transparência – Os servidores querem ter mais acesso as
informações de receita do IPAM e tudo relacionado ao elemento moderador, sobre
o que utilizam, valores, descontos, etc;
16
– Custeio pela prefeitura dos custos de acidentes de trabalho. – O IPAM está
custeando as despesas com acidente de trabalho, essa despesa pode ser repassada
ao município, já que os acidentes de trabalho, ocorrem durante serviço, em
diferentes secretarias;
17
– Verificar a possibilidade de repasse financeiro que a prefeitura ficou 6 meses
sem pagar em 2009 e a Câmara 7 meses em 2010.
18
– Fazer o levantamento da dívida da contribuição patronal em 2009 e 2010.
19
– Postagem de nota pública oficial, informando que o IPAM SAÚDE não irá fechar.
20
– Reunião em fevereiro para apresentação da proposta após os estudos do atuário
e as propostas que serão adotadas;
21
– Estudo para montar estratégias para quitar os débitos do IPAM SAÚDE com a
rede credenciada.
22
– Apresentação de relatório escrito sobre quanto o IPAM SAÚDE está devendo a
rede credenciada, quanto é devido de contribuição patronal, etc...
Essas
foram as principais propostas e medidas que poderão ser adotadas, visando a
manutenção da assistência médica e qualidade dos serviços. Por hora, haverá mais
algumas reuniões, até adoção das medidas e melhorias reais na assistência
médica do IPAM SAÚDE.
#SALVEOIPAM
Muito grata por compilar todas as informações. Eu estava presente e concordo com as propostas apresentadas.
ResponderExcluirConcordo com tudo que foi exposto aqui, parabéns a comissão.
ResponderExcluirO bom e só servidor estatutário da casa usar o ipam nada de vereador acessor e prefeito e vice prefeito e secretarios, apenas servidor estatutário tem que começa os cortes por aí.
ResponderExcluirTudo bem exposto .Discordo da exclusão do esposo(a) de não poder ser dependente do cônjuge.Muitas vezes ele ou ela são as únicas pessoas que cuidam dos conjuges quando os mesmos ficam impossibilitados de trabalhar.
ResponderExcluir